A farsa é nossa

Marco Milani *

Uma proposição bastante citada de Marx é a que dá início ao texto O XVIII Brumário de Louis Bonaparte. Lembrando que seu conterrâneo Hegel afirmava que os grandes acontecimentos e personagens da história universal se repetem ele acrescenta que isso ocorre “uma vez como tragédia e a outra como farsa” – ou como “comédia”, a depender da tradução.
No Brasil, sabemos que a comédia tem por hábito se repetir incessantemente, basta pensar nos desenhos animados humorísticos de meados do século XX, que volta e meia preenchem horários nas grades das grandes emissoras. Sem esquecer, é claro, do humor pirro do mexicano Chaves, o programa há mais tempo no ar na televisão brasileira. Formatos consagrados sempre podem ser requentados, como nos atesta Carlos Alberto de seu velho e querido banco.
Mas, ainda, nos atestam o mesmo nossos velhos coronéis, bons enroladores como o Deputado, d’A Praça é Nossa. Estes, por falar em farsa, nos lembram do clássico da literatura de língua portuguesa A Farsa de Inês Pereira com seu mote “Mais vale um asno que me leve que um cavalo que me derrube”.
Nossa democracia é nova, tem quase trinta anos, mas já tem muitas repetições. Dois caciques do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – aquele que sempre soube os movimentos certos na democracia – sentados na cadeira da Presidência sem terem sido eleitos. Logo, muito provavelmente, contaremos dois impeachments, com apoio – no primeiro tardio e no segundo precoce – de uma certa emissora de TV. Ambos em contextos de crises e planos econômicos fracassados. Uma vez como tragédia e a outra como farsa.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s