O entorno do retorno

Sônia Novaes *

A quem interessa a volta dos que não foram? Como voltam se não foram? E se voltam quais os meios de retorno? Podemos relacionar as questões acima a três aspectos de uma mesma possível resposta, seja esta a narrativa que evoca uma consciência histórica (Paul Ricoeur).

Necessariamente a narrativa implica aqueles três aspectos e todos são relativos à temporalidade do ser, a saber: memória, atenção e expectativa. Assim: a volta dos que não foram diz respeito a um estado presente de uma dada situação, portanto requer atenção de quem interessa, neste caso ossos/vestígios falarão, tomarão vida nas narrativas de seus manipuladores.

Diferentes maneiras de se narrar um fato são meios de retorno, de trazer à tona o que estava oculto. Neste sentido – a lembrança, que é o trabalho da memória, criará a circunscrição à atenção gerando, por sua vez, a expectativa com respostas possíveis. A consciência histórica é esta, que chama para si a partir das memórias estados a serem modificados; compreenderá também os lugares tanto de memória quanto de esquecimento.

A quem compete cada lugar, infelizmente ainda é demandado por políticas governamentais que os instituem, mas acredito que caminhamos para alcançar tal consciência.

* Sônia Novaes é Cientista da Informação e Doutora em “Meios e Processos Audiovisuais” pela ECA/USP.

Imagem: mostra “Dinossauros entre nós” do Museu Americano de História Natural – Tumblr, em Nova York, que abriga mais de 33 milhões de espécimes e artefatos relacionados ao mundo natural e às culturas humanas. O Museu exibe as suas coleções em 46 salas permanentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s