Você pensa o que eu penso

Leonardo Bonome *

Arqueado em cima do teclado. Olhos vidrados recebendo a excessiva luz do monitor LCD de várias polegadas. Você espera sua opinião chegar, como recebida de um anjo, pelo Facebook. Você é politizado, hoje, porque está no seu mural. Sua opinião é concreta e demorou uma eternidade de segundos para ser formada através de pesquisas infindáveis em páginas de memes.

Está é a realidade brasileira. Hoje o menino quebra sua própria placa, sem o menor valor cultural, e deve ser crucificado em praça pública. Aquele cretino! Amanhã eu aplaudo o homem que queima livros porque cultura é apenas o que me apetece. Contraditório? Sim e você faz isso. Não fuja, pense. Você é coerente? Quando foi seu último momento de reflexão quanto aos seus posicionamentos? A mídia te manipula e você não sabe, ou melhor, sabe, mas é esnobe o suficiente para não admitir.

Ter opinião é fácil. Tá ali, no Face. Aborto? Contra. Maconha? A favor? Estupro? Culpa da vítima. Sou médico, economista, detetive forense, presidente, Albert Einstein, Gênio da lâmpada mágica, tudo se resolve na minha dicotomia analítica e infalível com base nos estudos profundos da minha mente genial.

Você pensa o que eu quero. Quando eu quero. Tá no jornal é verdade.
Talvez devêssemos aprender a não ter opinião sobre tudo. Afinal, não somos infinitos, onipresente e oniscientes. Somos cachorros, treinados para pegar a bolinha. E se você acha que não é, você é. Meus pêsames.

* Leonardo Bonome é acadêmico de Publicidade e Propaganda da FAAT Faculdades.

A imagem é de Pawel Kuczynski, desenhista e pintor polonês especializado em sátira e critíca. Graduado em Artes Gráficas pela Academia de Belas Artes de Poznan, é membro da Associação dos Artistas poloneses. Pawel já conquistou várias premiações e suas obras são instigantes e bastante ácidas.

Deixe um comentário

